terça-feira, 16 de agosto de 2011

Hierarquia no Terreiro

          Umbanda é ciência, Umbanda é filosofia, Umbanda é religião, Umbanda é sublime.

          E para assumir qualquer responsabilidade dentro de um centro espírita  é necessário um cruzamento, um ritual que credencia o médiun para tal.

          Os terreiros, que podem ser chamados de Tenda, Abacá, Abacé, Congas, conforme seu tamanho por metro quadrado, possui sua hierarquia, que é a seguinte:

  1.  ABIÁ: É médiun recém admitido na corrente e em muitos sem ter ainda havido incorporações.
  2. MÉDIUN: É chamado quando já houve uma incorporação adequada. LEMBRAMOS QUE NEM TODOS OS MÉDIUNS SÃO DE INCORPORAÇÕES.
  3. OGÃ: Médiun que tem por missão de chamar as entidades pelo toque do tambor.
  4. NINFAS: É o conjunto de pessoas que tem por missão exclusiva cantar os pontos nos terreiros. Vale lembrar que ponto é música.
  5. CAMBONO: É o ajudante imediato do médiun.
  6. PAI PEQUENO ou mãe pequena: É o médiun já preparado para pequenas responsabilidades. Conhecido também como Chefe do Terreiro.
  7. PAI DE SANTO: É o médiun preparado para assumir total responsabilidade dos demais médiuns. Pai quer dizer Zelador,- e Santo quer dizer Orixá. Portanto: Pai de Santo ou Zelador de Orixá.
  8. BABALAÔ: Médiun cruzado para assumir total responsabilidade pelos médiuns e pelo Centro quanto a sua administração, no feminino é a Babá de Orixá
  9. BABALORIXÁ: Quer dizer chefe de muitas nações,  o cargo máximo no terreiro. É o responsável pela vida mediúnica do médiun dentro e fora do terreiro, encarregado de doutriná-los, orientá-los.
  10. IALORIXÁ: É o feminino de Babalorixá.
  11. IGALORIXÁ: É simplesmente a esposa do Babalorixá que NÃO é médiun, e não tem autoridade no terreiro.
       Um médiun devidamente preparado,  integro, estudioso, fiel às causas espíritas, pode, com autorização de seu Babalorixá, fazer seu cruzamento para Pai de Santo, eliminando assim outros cargos.

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