domingo, 28 de agosto de 2011

" CAMARINHA "

 
Quando um médiun está pronto, isto é, com as incorporações completas, suas entidades trabalhando de acordo, dando seus pontos esotéricos e kabalísticos, e que passou por todas as provinhas (oral e escrita) usuais no MEU TERREIRO, tem sua vida harmoniosa, enfim, está pronto para o cruzamento, chamado  CAMARINHA, obedecendo todos os processos a seguir:


  1. PROCESSO... Sem prejudicar a própria vida (cotidiano), deve se isolar por 7 (sete) dias, num quarto sem televisão, noticiários, jornais ou revistas, e num silêncio total, raras às vezes é  permitido som baixo de uma música relax ou clássica. Este quarto chama-se CAMARINHA. Geralmente são construídos anexos ao Centro, mas pode ser outro local, como sítio, fazenda, etc.  Desde que seu isolamento seja total.
  2. PROCESSO.-2.. Todo o dia da semana será levado o ebó e amalá do Orixá, que servirá de único alimento ao médiun. Cada dia um Orixá (ver página anterior os Orixás da semana). Passados os sete (7) dias, o médiun sairá com a cabeça coberta, do quarto direto para a sessão que lhe aguarda. São chamadas todas as entidades, cada uma dará seu ponto esotérico e kabalístico, para formar um terceiro ponto, o famoso ponto cruzado, que terá nele gravado todas as mirongas, encantos, magias dos Orixás, ora cruzado.
  3. Usam fazer festa, mas, particularmente não sou a favor, pelo fato de ser algo tão particular, tão íntimo, onde é dado os pontos de cada Orixá.
  4. Usam fazer festas e comer aqueles preparados ora dado aos Orixás. Também, sai de tudo aquilo que aprendi ao longo dos anos, pelo Brasil afora. Mas respeito quem costuma fazer. No meu Centro não há isso.
O médiun, após este período de consagração, poderá ter seu Centro, Tenda ou Abacá, devidamente cruzado pelo seu Babalorixá.

       Estes vínculos de Pai e filho de Santo ficarão para sempre, lembrando que Pai de Santo é o mesmo que ZELADOR de Santo e não o PAI, no sentido PATERNO, como muitos afirmam. Portanto somente um Pai... ou somente uma mãe poderá fazer a cabeça de um médiun, não necessariamente os dois. Não tendo pai -(paterno)- não há mãe. Pode escolher testemunhas que servirão de padrinhos.

      Mas, está sendo usado dessa forma na maioria dos Centros de Umbanda e deve ser respeitada, principalmente quando se nota a mistura de Umbanda com Candomblé, ou mesmo Catimbó ou Cangerê, com garantias absolutas que na UMBANDA ESOTERICA ORIENTAL não é usado desta forma.


       Esses são os processos básicos, só que há muito mais coisas, como bebidas, banhos, etc., consulte seu Pai de Santo.

Jhauro Araújo - Babaloríxá Oriental Umbandista
      

Um comentário: