segunda-feira, 5 de setembro de 2011

A VERDADE SOBRE EXÚ.

                                     
               EXÚ é uma entidade também conhecido como: Exu, Esu, Eshu, Bara, Ibarabo, Elegbara, Eleggua, Akésan, Igèlù, Yangí, Ònan, Lállú, , Ijèlú.  Na nação de angola ou candomblé de Angola, Exu recebe o nome de Aluvaiá, Bombo Njila e Pumba Njila
Saudação: Laroiê Exu (“Salve Exu”), Alúpo ou Lalúpo; Èsù yè, Laróyè – Senhor Mojubá,

               Você já leu e compreendeu as Leis Cósmicas, uma delas, a Lei da Afinidade que diz: Só semelhante atrai semelhante.

               É humanamente impossível crer que alguém tão puro estaria sob influência de uma entidade de tão pequeno nível astral.

            Exu é o cobrador de karmas, é também a cópia fiel do ego de seu médiun, então podemos dizer que quem conhece o médiun, conhece seu Exu.

         Exu não impõe nada a seu médiun, não incute idéias diabólicas como dizem, simplesmente, quando na incorporação exterioriza o ego do médiun, e somente isso.

              Um médiun que se diz perfeito, caridoso, compreensível, etc... e nos momentos de incorporação, seu exú se manifesta com raiva, ódio, vingança... cuidado: Tem alguém mentindo nesta história.

                   Um bom médiun, um bom exu, um mal médiun, um mau exu.

                  Vimos milhares de casos que homossexuais afirmam serem vítimas de pomba - giras. Não é verdade, esta entidade exteriorizou somente suas tendências.

                Médiun, imagine você o que aconteceria realmente se um exú  tivesse poder absoluto sobre o ser humano. E se fosse verdade, não achas que eles já teriam exterminado com a humanidade, ou não teriam já conquistado seus objetivos?

               Não é assim. Exu é um cobrador de karmas, que não conhece o bem, nem o mal, fazem exatamente tudo o que o médiun pedir ou mandar.

               Não existem espíritos malignos, e há muitas lendas em torno disto.

               Presenciei centenas de casos, grande entidades como o Exu, após seu ritual terminado, perguntar ainda para seu médiun: - Que queres que eu faça?

               Exu é amigo, fiel servo, secretário imediato de seu médiun, que faz realmente o que tu pedes; lógico, que por ser cobrador de karma, leva e trás. (Procure entender a Lei de Causas e Efeitos).

            Mas se o médiun é íntegro, estuda bastante, cumpre com sua missão, procurando evoluir sempre, está aí também um grande exú para resolver problemas da terra.

               Se no médiun não há tendências ruins, mesmo que o Exú possua, ou seja, capaz, nada acontece.

               Exú é o cobrador de karma, fazendo com que suas dívidas sejam pagas aqui na terra, sem dúvida é sua maior missão.

              Há nesta dimensão chamada Quimbanda, grandes poderes, seus estatutos, suas normas e leis, são verdadeiros doutores na magia, mas quando entram no plano terra, pelo canal mediúnico, ficam limitados e a mercê do médiun.

             Médiun, a semente está no teu interior, e pela Lei do Livre Arbítrio, podes plantar  aonde e como bem entender, portanto, a plantação é opcional, mas a colheita é infalível.

                   Não culpe seu Exu! Não o condene!

               Se algo estiver dando errado na sua vida, culpe você mesmo, seu interior, seu ego, deve estar faltando auto- estima, faltando gratidão para com Deus e a vida, faltando amor próprio, enfim, procure uma resposta em você mesmo, menos em seu Exu.

               Veja bem, você é o único aqui no universo, Senhor absoluto dos teus atos, não há ninguém igual a você.

           Somos partículas desta GRANDE ENERGIA CÓSMICA, mas aqui na terra somos individuais.

                Você é UM com DEUS! Nunca se esqueça da Lei das Causas e Efeitos, vivemos 24 horas em torno dela.

                     Exu é o maior agente da magia universal.

                   A palavra EXÚ nunca veio do latim ou se originou de qualquer língua africana. Esta palavra foi pronunciada por Deus na linguagem Ijude ( memorize: Ijude é a língua dos anjos) Quando por ocasião  da revolta nos páramos celestiais (segundo a teologia).

               Foi-lhe imposta a pecha de EXUD, que quer dizer povo contra mim, enxotado; foi condenado a habitar o planeta terra, fornando seu reinado. Portanto, a terra é de Exu.

                 Aos demais Anjos que acompanharam seus chefes nesta revolta foram-lhes dado, por imposição, a situação de permanecer sob ordens do próprio Anjo Belo, (ou Athanazio), sendo apontado como habitação o lado oposto do ÉDEN, situado no oriente, na Ilha de Ceilão, permanecendo como espíritos.

                  Entretanto, a designação de Exud foi sofrendo modificações, tanto no original Palli, como no hebraico. Passou a denominar Exu, como significado de povos.

                  Tempos depois, para separar os filhos do pai dos demais foram chamados os filhos da mãe, e nesse idioma FER quer dizer filho, e LUCI quer dizer mãe, alva, branca. Então: Lúcifer (filhos da mãe).

                  Os Exus exercem desde os primórdios da criação do mundo, um domínio intenso sobre a terra e, pela Lei da Compensação, Deus permitiu aos descendentes adâmicos que outros elementos mais fortes os dominassem, sendo esses os Orixás, protetores, anjos da guarda, que lutam tenazmente para nos livrar de tudo que nos retardam ao progresso espiritual.

               Para os Exus, foi dada a missão de cobrar o karma determinado ao homem, isto é, ajudar o homem a colher o que plantou.

LUCI = mãe + FER = filho (Lúcifer = filho da mãe).
DEMO = povo + NIO = contra mim (Demônio = povo contra mim).
SATANÁS = opositor. Todos que se opõe a uma idéia.
-(VOLTAREMOS COM ESTE ASSUNTO.... AGUARDEM!!!

Jhauro Araújo - Babalorixá Oriental Umbandista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário