sexta-feira, 16 de setembro de 2011

*EXÚS : DE INCORPORAÇÕES

    

               Os Exús que incorporam, são espíritos que vieram aqui na terra e tem por missão de prestar a caridade, a fim de evoluírem no plano espiritual. A meta principal de um Exú de incorporação é a prática da caridade através de descarregos e consultas, contudo, por não ser um espírito de luz astral, às vezes envereda por caminhos nebulosos, tendo em vista o BEM imediato da pessoa que, cegamente pediu algo negativo.

      As pessoas tendem a pedir aos Exús coisas negativas, achando que são emissários do mal, e não o são. Culpa do véu tenebroso com que taxam a Umbanda e Quimbanda, inclusive de MACUMBA e termos mais pejorativos. Culpado desconhecimento de como os Exús são importantes e da carga positiva que possuem.

   Embora, ao incorporarem nos médiuns assumam comportamento desinibido, brincalhões e malandros. Encontramos em nossas pesquisas, espíritos médicos, padres, políticos, músicos, professores e até donas de casa, incorporados em forma de Exú, praticando o bem, em busca da evolução.

            De acordo com esta pesquisa espírita, cai por terra, o mito que cerca todo Exú que incorpora não é um espírito do mal, mas sim, um espírito em busca da purificação de si mesmo, retirando toda a propaganda maldosa e negativa que envolve o ritual espírita relativo a Exú, ainda há um temor em nossos Centros precisando ser extirpado que é a falta de doutrina que, absurdamente cegam nossos médiuns.

           Se todos os médiuns soubessem, através da doutrina o que significa e qual a missão dos Exús, cairiam por terra todos os preconceitos.

     A missão mais espinhosa ficou com as religiões afro-brasileiras. Nas Igrejas Católicas e Protestantes é muito simples: Ao depararem com um Exú, expulsam-no. Já no Kardecismo tentam doutriná-los, como se a missão terminasse por ali, em poucos minutos.

            Na Umbanda, Quimbanda, Candomblé, Canjerê, Catimbó e Bantu-Ameríndio, têm que conhecer e ajudar na missão destes espíritos para que eles possam evoluir em busca da redenção, e quem dera, se todas as missões fossem tão gratificantes e apaixonantes quanto esta.

           Eu, por exemplo, procuro ajudar desta forma o glorioso Exú Tranca Rua e a querida Maria Molambo, que são meus companheiros e amigos nestes 47 anos de VITÓRIA.

                              Saravá Maria Molambo!

                           Saravá Tranca Rua, fiéis amigos e companheiros de trabalho.

                             
                                      Saravá! -
JHAURO ARAUJO BABALORIXÁ ORIENTAL UMBANDISTA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário